Este Evangelho Eterno é o prometido por Deus no Apocalipse Cap. 14 versículos de 1 a 6

sábado, 19 de abril de 2008

Capítulo XV - QUE ACONTECERÁ COM O PERISPÍRITO?





Capítulos I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII XIX XX XXI XXII

Capítulo XV 
QUE ACONTECERÁ COM O PERISPÍRITO? 


       A capacidade de metamorfose, ou transformação do carro da alma, ou perispírito, é total.

O homem-padrão, do presente estágio, atingiu sete coroas energéticas, contendo cada coroa um chacra, plexo ou centro de energia, que facultam o funcionamento dos sentidos físicos e das faculdades mediúnicas.
Não existe sabedoria humana para medir as profundezas, em graus e matizes, daquilo que é o perispírito, considerando a imensidão das gradações hierárquicas espirituais. Quando muito, bons videntes podem dizer algumas coisas, pois com a evolução dos espíritos tudo marcha para o DIVINO, difícil de ser visto e explicado pela palavra humana. Em outros livros e trabalhos, apresentamos muitas outras explicações, sobre muitas outras realidades espirituais.
O chamado espírito-bloco é um conjunto de centelhas ainda em estado de embrião ou germe. É nesse bloco ou conjunto que se movimentam as partículas espirituais, até formarem, cada uma delas, pelo menos três coroas, que são três recursos, três ferra-mentas, ou já três meios de atuação no mundo exterior. Quando assim estiver a centelha, ou estiver o bloco de centelhas, está pronto a começar a libertação de cada uma. A irmandade então se vai espalhar, para cada uma ter vida mais livre, enfrentar o mundo exterior e organizar as coroas que lhe faltam. É o mergulho nos níveis mais elevados da escala biológica, embora apenas larval ou filamentosa, e que se dá nos lagos, fundos marítimos, florestas ou lugares ainda de elevado teor de umidade e bolor. É muito pouco, comparado com o homem primata, porém é muito caminho andado, depois de ter saído da Essência Divina. Já tem três coroas e, em cada uma, um centro de energia especificada, um chacra em formação ou desenvolvimento.
A chegada nas sete coroas energéticas e nos sete chacras teve por base o curso através de vastíssima gama biológica, isto é, necessidade de acionar órgãos e membros cada vez mais complicados, inclusive o andar em pé ou sobre os membros traseiros. Porque, só as coroas energéticas nada conseguiriam, e o carro da alma, o perispírito, nada seria sem as coroas e os centros de energia, os verdadeiros subcomandos da centelha. Falar em espírito, perispírito e corpo é apenas iniciatório ou preliminar, nada mais.
No primata as sete coroas e os sete chacras e, quando encarnado, os sete plexos, encontram-se prontos, porém como germes ou embriões. Tudo é potencial e a marcha no rumo da edificação intelecto-moral irá ter início, para se desenvolver no curso de muitos e muitos milhares de anos, com sujeições a altos e baixos, triunfos e quedas, encarnações e desencarnações, condições e situações a serem enfrentadas, necessidades a serem vencidas, ansiedades a serem resolvidas, etc. É a consciência que se forma, porque é a centelha que se amplia, dilata, agora com muito mais ligeireza, porque a razão cada vez mais se expressa, tangida pelos acontecimentos, impelida pelas necessidades.
Um dos fatores de impulsão é o fenômeno dor; ele é primeiro advertência, depois passará a expiação. Em condições normais jamais haverá dor; mas as anormalidades provocar-lhe-ão a manifestação, e a continuação da anormalidade fará com que suba de intensidade. Deveria ser simples perguntar sobre a origem da dor em suas primeiras manifestações, e saná-las, para evitar o aumento. Entretanto, diremos que ela trabalha, faz a sua parte, mais tarde ou mais cedo vence, porque o espírito com ela terá que aprender, custe mais ou custe menos, na encarnação ou fora dela. O fator necessidade, tão pouco lembrado, é outro grande fomentador de crescimento anímico ou consciencial. Ao compasso dos milênios, crescem as centelhas e evoluem as comunidades. Poucos são vanguardeiros, a maioria é intermediária, um bom número é retardatário. Visto do alto, o diagrama é preciso, mostra os escalões todos. E a Justiça Divina, que de dentro faz Justiça, funciona e impõe-se. Uns recebem pelo melhor feito, outros também recebem, porém pelas más obras, em termos de trevas e dores, de encarnações dolorosas, expiatórias. Aparentemente os rumos divergem, mas na realidade o rumo é um só: autocristificação!
Todas as humanidades embrionárias recebem, quando chega a hora, injeções civilizadoras. São legiões alijadas de outros mundos, são punidos da Justiça Divina que, uma vez purgados bastante nas trevas, em seu seio encarnam e forçam ao progresso. Eva recebe Adão, e seus filhos se revelam mestres, artistas, cientistas, santos e profetas. De permeio, de longe em longe, um Imediato do Cristo Planetário encarna, aqui e acolá, para uma Revelação Maior.
Quando o grau de elevação intelecto-moral está apto, um Código de Conduta é transmitido e, logo mais, um Divino Molde é fornecido pelo Criador. Antes de ser Moisés, o mesmo espírito transmitira a Lei no seio de outras raças e povos, até a mesma ficar radicada, e sempre através da Revelação, da comunicabilidade dos anjos, espíritos ou almas. A seguir, o Diretor Planetário encarnou e a Divina Modelagem foi deixada. E com ela a Generalização da Revelação, da Graça do Céu que tem por função advertir, ilustrar e consolar. Como Síntese Geral, o Cristo é a imagem da Origem Divina do espírito, do Processo Evolutivo, da Sagrada Finalidade, do Batismo de Revelação e da Ressurreição Final do espírito. Não é de religiões e farisaísmos, é da VERDADE. A Lei e o Cristo Modelo são as testemunhas inamovíveis de Deus!
Como começou de dentro para fora a formação das coroas, chacras e plexos, de fora para dentro começarão as sublimações a se tornarem realidades. As coroas energéticas, que obedecem aos comandos imediatos do espírito, imporão luminosidade e brilho aos chacras, e estes ao perispírito, que se irá eterizando cada vez mais. Milhares de anos passarão, mas um dia a caminhada terá encontro com a solução: uma centelha estará cristificada, plenamente exposta através da primeira e única coroa, que é Luz Divina Individuada! Os discípulos igualaram o Divino Molde, tornaram-se Unos com o Pai no Templo Interior! Do Verbo Divino tomaram lições e a Verbos Divinos chegaram!

AS COROAS ENERGÉTICAS E SUAS COLORAÇÕES


Ninguém é e existe porque quer, senão por Deus, que manifesta ou cria, sustenta e destina. Portanto, quem é e existe, estagia em um grau da escala evolutiva, contém em si o que já realizou ou evoluiu, devendo, ainda, evoluir até o Grau Crístico ou de Unidade Vibratória com a Divina Essência Geradora, que é Deus.
É muito fácil compreender que, sendo, existe, e, existindo, deve estar em algum lugar, fazendo alguma coisa e para algum fim. O grau de CONSCIÊNCIA DA REALIDADE varia quase que ao infinito, mas um fim a todos é determinado, pelas leis eternas, perfeitas e imutáveis de Deus. O que importa, portanto, é chegar o mais breve possível a um grau ponderável de CONSCIÊNCIA DA REALIDADE, para daí em diante tornar mais fácil a marcha autocristificadora.
Cumpre não olvidar que, uma vez atingido esse ponderável grau de CONSCIÊNCIA DA REALIDADE, também atingiu o espírito um mais elevado grau de RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. Em face da Justiça Divina, jamais haverá direitos sem deveres. Quem chegou a se reconhecer um semideus, que arque com suas responsabilidades, que preze o já feito e o por fazer!
O mapa cromático que apresentamos diz respeito ao homem-padrão, o tipo médio da época presente, quando nos horizontes históricos do Planeta fulgura a entrada na maturidade, ou segunda meia-idade, com a separação entre cabritos e ovelhas. Mas é o espírito equilibrado, harmônico dentro do seu grau evolutivo, isto é, sem marcas cármicas negativas, sem manchas e sem dessimetrias, isso tudo que, no encarnado, gera aleijões, doenças pertinazes, chagas, dolorosas conjunturas morais, etc:
a – Nas profundezas iniciais da centelha forma-se lentamente a primeira coroa, que é Luz Divina individuada ou particularizada. Entretanto, no interior ou lado de dentro é muito mais brilhante, sendo no lado de fora fosca ou menos brilhante. Parece um todo compacto, mas é escamada, apresentando o seu diagrama;
b – A segunda coroa a se formar, nos milhões de anos, é amarela brilhante, sempre mais brilhante por dentro e menos por fora, pois terá que, em virtude de penetração no mundo exterior ou mais denso, oferecer meios de contato;
c – A terceira coroa a se formar é alaranjada, sempre mais brilhante por dentro e menos no exterior;
d – A quarta coroa é solferina ou roxa-clara, sempre mais brilhante por dentro e menos por fora, já se apresentando com mais largura ou dilatação;
e – A quinta coroa é azulina, sempre mais brilhante por dentro e menos para o exterior, e com mais largura;
f – A sexta coroa é verde-clara, sempre mais brilhante por dentro e menos por fora, e mais dilatada;
g – A sétima coroa é cinza-clara, sempre mais brilhante por dentro e menos por fora, e mais dilatada, pois é a fronteira do espírito ou da centelha para com o mundo físico ou exterior.
























Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Vídeos Pai Divino

Visita

Total de visualizações de página